Atendimento de segunda à sexta Ligue 31 3468-5815


Conquiste seus clientes com estratégias inteligentes!

Atuamos no mercado deste 1989, levando tradição e modernidade a nossos parceiros.

A contabilidade da sua empresa de um jeito simples e prático

Anos de história e bons serviços para nossos clientes.

DIÁRIO OFICIAL DA UNIÃO - Sancionada antecipação do 13º de beneficiários do INSS; confira datas de pagamento

Publicada em 05 de maio de 2021

Foi publicado hoje (5), no Diário Oficial da União, um decreto assinado pelo presidente Jair Bolsonaro que antecipa o 13º pagamento de aposentados e pensionistas do INSS para os meses de maio e junho. 

Assim, o pagamento ocorrerá em duas parcelas. A primeira, programada para maio, pagará 50% do benefício e a segunda, programada para junho, pagará a outra metade do valor. 

O decreto Nº 10.695 pode ser conferido na íntegra clicando aqui. 

A publicação determina que as parcelas serão pagas conforme o mesmo calendário em que são creditadas aposentadorias, pensões e auxílios-doença, segundo previsão da Secretaria Especial de Previdência e Trabalho.

A ideia do governo federal com a antecipação é incrementar a renda dos beneficiários que fazem jus ao abono, injetando R$ 52,7 bilhões na economia do país e favorecendo o processo de recuperação econômica após o impacto da pandemia do novo coronavírus.

"A grande maioria dos beneficiários da Previdência Social são pessoas idosas, doentes ou inválidas, portanto integrantes dos grupos mais vulneráveis ao coronavírus, que terão, por meio da medida, maior segurança financeira neste momento delicado para a saúde e a economia."

Lembrando que o calendário mensal de depósitos dos benefícios do INSS sempre começa no mês da competência que está sendo paga, quando ocorrem os créditos para segurados com renda de até um salário mínimo (R$ 1.100 em 2021). Beneficiários com renda acima do piso recebem a partir do primeiro dia útil do mês seguinte ao da competência que está sendo paga.

Antecipação do 13º salário do INSS

O governo federal vem adotando uma série de medidas neste assim, assim como em 2020, para enfrentamento dos efeitos econômicos da pandemia de Covid-19, e antecipação do 13º do INSS é uma delas.

O Ministério da Economia disse que, embora a antecipação estivesse nos planos da pasta desde o primeiro trimestre, a efetivação dessa e de outras medidas anticrise só se tornou viável após um acordo fechado entre governo e Congresso para a aprovação do Orçamento de 2021.

Para concretizar a antecipação nas datas mencionadas pela Previdência, o governo precisa oficializar a decisão a tempo do fechamento da folha de pagamentos do INSS, o que deverá ocorrer na metade do mês de maio.

 

Fonte: Contábeis


Venha fazer uma parceria de sucesso com a Firma Contábil

Nos orgulhamos por saber que estamos construindo algo que faz toda a diferença para os nossos clientes, clique abaixo e entre em contato

Entre em contato conosco

Receba nossa newsletter

Acesse nossa área de newsletters, preencha os campos com seu nome e seu e-mail para receber assuntos relacionados aos seus interesses.

Acessar para cadastrar

WhatsApp